Como administrar uma pequena empresa

Vender a prazo, manter o balancete sob vigilância e ter boa formação educacional são os principais fatores de sucesso de micro e pequenos empresários. Ou melhor, itens que interferem diretamente no lucro de seus negócios. É o que mostra estudo coordenado pelo economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base na primeira pesquisa do setor informal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com 45.642 empresas.

Segundo Neri, o estudo traça um retrato do universo dos pequenos. E, por esta razão, pode orientar empreendedores sobre o que fazer para administrar melhor seus negócios. Por exemplo, quanto à questão educacional: cada ano de formação do dono da empresa representa 5,8% a mais no lucro — quando comparado com empresas em iguais condições, mas que não investem nesta área.

E o fato de o empreendedor fiscalizar seu próprio balancete lhe confere um ganho 48% maior do que quem não tem esse comportamento. Já a concessão de crédito garante lucro 12% superior:

— A pesquisa derruba certos mitos. Como o do empresário que pensa que formação educacional não ajuda e age pela intuição. Provamos o contrário. O mesmo ocorre com as vendas a prazo. Quem evita esta forma de pagamento, no fim, sai perdendo.

Segundo a pesquisa, contar com assistência de entidades de classe pesa nos resultados da companhia. Quem ignora este potencial, revela, pode ter rendimentos 25% mais baixos do que aquele que busca ajuda.

Ricardo Cunha, diretor da Baltar Química, nem questiona isso. Para ele, participar de ações do Sebrae/RJ foi fundamental para aumentar em 20% seu faturamento de 2001. Some-se a isso o tempo de vida da empresa (16 anos) — pela pesquisa, cada ano representa quase 1% a mais nos lucros:

— Nos últimos dois anos, estamos mais próximos da entidade. Isto significa melhora em capacitação e qualidade de produtos. Experiência e tradição contam, assim como o aprendizado posto em prática.

A pesquisa diz ainda que a carga horária de empreendedores interfere no resultado. Quanto mais trabalham, melhor: cada hora representa quase 1% a mais nos lucros. E, por conseqüência, o empresário que tem outro trabalho lucra 9,2% a menos do que quem se dedica a um só negócio.

Fatores de sucesso de empresas pequenas

FORMAÇÃO: Segundo estudo da FGV, quanto mais anos de estudo o empreendedor tiver, maior será o lucro da companhia; cada ano representa 5,8% a mais nos lucros.

EMPREGADOR: Quem emprega outras pessoas, diz a pesquisa, acaba ganhando 32% a mais do que o trabalhador que atua por conta própria. Isto porque o empreendedor conta com mais gente para tocar sua firma. Mas atenção nas contratações: a taxa de retorno por empregado é de 7,8% para não-familiares e de 5,2% para familiares.

LOCAL: O estudo mostra que o mais indicado é separar o escritório da casa, para evitar envolvimento nas atividades domésticas. Empresários que trabalham fora garantem lucros 60% maiores do que quem monta a empresa em casa.

SÓCIOS: A pesquisa mostra que quem tem sócio lucra 21% mais do que quem não tem. Consultores dizem que é bom dividir responsabilidades, conhecimentos e áreas de atuação na empresa.

PRESENÇA: O estudo mostra a importância de o empresário acompanhar de perto a empresa. Quem acumula atividades lucra 9% menos do que os que não adotam a prática.

ENTIDADES: Buscar entidades de classe, associações ou sindicatos pode significar um aumento de 36% na empresa. Isso se dá porque a empresa se envolve com outros empreendedores, conhece o setor e se informa sobre a concorrência.

ASSISTÊNCIA: Ao buscarem assistência técnica, os empresários terão ganhos 25% maiores do que aqueles que não fizerem isso.

CLIENTELA: Quem tem clientela fixa acaba lucrando 4% a mais do que quem não tem.

Fonte: Economia BR
About these ads

Tags:, , , , , , , ,

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 102 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: