Exposição conta a história da roda e o desenvolvimento social no Sesc Três Rios

Uma das invenções mais importantes da humanidade ganhou uma exposição totalmente interativa que convida o público a participar de inúmeros experimentos ligados à física e à robótica. O objetivo é contar a história da roda, seus diferentes usos tecnológicos através dos tempos e seus impactos na vida moderna. Realizada pelo Sesc Rio, a exposição “A Roda”, que está percorrendo diversas cidades fluminenses em 2015, está em cartaz no Sesc Três Rios até 30 de agosto. A entrada é gratuita.

Seguindo o modelo hands-on science, a exposição visa estimular a experimentação e a curiosidade de seus visitantes, estimulando-os a entrar em contato direto com os objetos à mostra. Ao todo, são mais de 20 aparatos científicos e traquitanas relacionadas à roda.

A exposição é dividida em três módulos. O primeiro aborda de forma criativa e divertida a história do surgimento da roda e suas diversas aplicabilidades para o desenvolvimento social, culminando com vários exemplos de uso. Uma linha do tempo traz, além de informações e curiosidades sobre o invento, reproduções de rodas antigas, algumas usadas 3.500 anos a.C., que podem ser manipuladas pelo público.

ct-exposicao-a-roda-2014-na-snct-foto-helio-melo-1-680x365 (1)

O primeiro módulo apresenta um brinquedo de polias e roldanas, considerando o uso das rodas em relação à gravidade, e duas bancadas robóticas, com maquetes de máquinas que utilizam engrenagens com rodas dentadas e lisas como guindastes, roda gigante e elevador, além de kits de robótica para construção de modelos diversos, terminando com protótipos de bicicletas e carros solares.

A segunda parte aborda a mobilidade urbana e os impactos ambientais causados pelos transportes. O público poderá interagir com uma bicicleta de roda quadrada, uma bicicleta geradora de energia elétrica e um gerador elétrico manual, além de trenas e pedalinhos. Por meio de um jogo multimídia, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a quantidade de poluição e de energia gerada por diferentes tipos de veículos, como ônibus, automóvel e metrô, o tempo de deslocamento e a média de pessoas transportadas.

O último módulo propõe uma reflexão sobre o movimento circular na natureza. Entre outros aparatos disponíveis estão giroscópio de piso, giroscópio de mesa, roda de Maxwell, máquina de desenhar com roda, zootrópio e praxinoscópio, estes dois últimos usados no processo cinematográfico. Ao final, há um espaço de projeção de vídeos sobre as várias abordagens que circundam a temática da mostra.

A exposição “A Roda” foi criada pelo Sesc Rio para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 16 a 19 de outubro do ano passado, na Quinta da Boa Vista, no Rio, e atraiu cerca de 6.500 visitantes. Este ano já esteve em cartaz no Sesc Madureira, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e Nogueira, em Petrópolis. Até o final do ano passará por Petrópolis (Quitandinha), Teresópolis, Engenho de Dentro e São Gonçalo.

FONTE: Revista ON

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: