Como se preparar para o Enem na reta final

{15AE410E-1D8A-C0E3-E2D3-5AEBCA576EB7}Nos dias 24 e 25 de outubro será aplicada a prova do Enem e com o prazo se encurtando é essencial que os inscritos possam planejar sua reta final otimizando sua revisão.

O Exame Nacional do Ensino Médio, criado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) consiste em um sistema de avaliação que tem como objetivo avaliar os estudantes de escolas públicas e particulares e serve também como porta de entrada para a maior parte das universidades brasileiras.

Faltando quase um mês para a prova do Enem é vital que os candidatos foquem em como encarar esta reta final.  Gerenciar bem o tempo e as prioridades a fim de que revisar os conteúdos é o grande desafio neste período restante.

Foi pensando nisto que o pessoal do Reta Final do Enem separou algumas dicas para como estudar para o exame neste momento onde o prazo está se esgotando. Confira algumas dicas:

Aprofunde o que você tem domínio básico

De acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, é mais eficiente o candidato aprimorar o que ele já sabe. “Se após três anos do ensino médio ainda há informações ou conceitos que ele não tem nenhum domínio, o ideal é deixar de lado e focar naquilo que ele sabe que pode ainda melhorar”.

Exercite a sua interpretação

Sendo o Enem uma prova conhecida por exigir do aluno muita leitura e interpretação, o professor acredita que é fundamental o treinamento prático nesse prazo final. “Os estudantes acham que já dominam isso, mas até os que sabem podem ser derrotados pelo tempo”, diz. “Tem questões que ocupam meia página, então o aluno que intensificar as estratégias práticas vai ter vantagem”.

 Estude tópicos fundamentais

Focar o estudo nos tópicos fundamentais como, por exemplo, questões que abrangem o meio ambiente, relações de trabalho, urbanização e sociedade moderna são essenciais para quem já não tem muito tempo a perder e deseja um bom desempenho no Enem.

Treine a sua dissertação

Área de conhecimento importante da nota final do Enem, a redação exige que o candidato demonstre domínio do gênero dissertativo-argumentativo e esteja sintonizado com as atualidades do Brasil e do mundo. “O aluno precisa conhecer as características da dissertação. A partir daí, ele deve observar bem o tema cobrado, que geralmente envolve alguma atualidade, e ter cuidado com a coerência, coesão e a estética do texto”, diz Alex Sander Costa Figueiredo, professor de redação, português e literatura do colégio Magnum Buritis.

Busque temas sociais

Por fim, mas não menos importante é interessante que os inscritos tenham conhecimento sobre a sociedade que o cerca. Os temas de redação do Enem costumam abranger conteúdos de cunho sociológico ou filosófico, assim é interessante estar ligado e dominar assuntos sociais recorrentes.

Fonte: Catraca Livre

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: