Enem 2015 terá detector de metais em todos os banheiros de escolas

seguranca-lupaO ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que detectores de metais serão usados em todos os banheiros de escolas onde serão aplicadas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apesar de os alunos terem que deixar os celulares dentro de um envelope lacrado antes de a prova começar, o MEC diz que a ampliação do uso dos detectores foi necessária para evitar tentativas de fraudes por inscritos que tentarem esconder aparelhos eletrônicos dos monitores.

“Todos os banheiros terão detector de metal porque no passado identificamos a tentativa de uso de celular”, disse o ministro.

“(Os detectores) são muito importantes para evitar qualquer incidente”, afirmou Mercadante.

O ministro lembrou que a organização agirá contra eventuais tentativas de burlar as regras. “O candidato só recebe o celular quando termina a prova. Se tentar acessar, terá a prova cancelada e pode receber outras medidas dependendo da avaliação jurídica da polícia”, disse Mercadante.

Malote terá lacre eletrônico

De acordo com Mercadante, todos os malotes que guardam as provas têm lacres eletrônicos que permitem identificar o horário em que ele foi aberto. “Qualquer fraude anula a prova a qualquer tempo. Além das medidas penais que a legislação prevê.”

Neste ano os portões serão fechados trinta minutos antes do começo das provas. A partir das 13h, nenhum candidato pode entrar nas escolas. A prova começa a ser resolvida às 13h30. A mudança na entrada dos alunos tem como objetivo diminuir riscos de vazamento.

Fonte: G1

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: