5 motivos para fazer um intercâmbio

5-motivos-fazer-intercambio-noticiasMuitos jovens (e adultos, também!) sonham em viajar pelo mundo para conhecer novas culturas, hábitos e costumes. Sem dúvida, uma ótima maneira de viver essa aventura é por meio do intercâmbio, que oferece um mix entre a experiência do turista e de um morador nativo, dando diferentes perspectivas da vivência internacional.

Se você está pensando em planejar uma viagem de intercâmbio, mas ainda está inseguro com sua escolha, veja 5 motivos pelos quais você deve, sim, estudar fora do país:

1) Estudar economizando

Nem sempre fazer um intercâmbio é sinônimo de gastos excessivos. Centenas de instituições de ensino, fundações e organizações sem fins lucrativos oferecem bolsas de estudos para quem sonha em fazer um curso do exterior. Existem oportunidades para alunos do ensino médio, universitários, estudantes da pós-graduação e pessoas que almejam aprender um novo idioma. O importante é estar sempre ligado nas oportunidades e não desistir de tentar!

2) Proficiência em língua estrangeira

Muitas escolas, públicas e particulares, oferecem em seus currículos de ensino um idioma estrangeiro. No entanto, por melhor que tenha sido a experiência em sala de aula, não há nada como praticar a língua com pessoas nativas. Essa é mais uma vantagem do intercâmbio, que dá ao aluno habilidades e conhecimentos além do que é ensinado em classe.

3) Maior independência e segurança

A melhor forma de se preparar para as responsabilidades da vida adulta é morar sozinho por um tempo e tomar conta de você mesmo. No começo, a experiência pode ser estressante e bastante difícil, já que você será totalmente responsável por tarefas como limpar a casa, lavar roupas, trocar os lençóis e preparar o jantar. Contudo, com o passar do tempo, o estresse será substituído pela sensação de liberdade e independência. Morar fora significa não ter o apoio diário da família, amigos ou parceiro, fazendo com que o intercambista tenha que se adaptar à essa nova situação.

4) Novas amizades e contatos

O estudante que decide viajar constrói conexões e relacionamentos ao redor do mundo. Além de enriquecer a experiência pessoal do viajante, conhecer novas pessoas pode significar boas oportunidades no futuro, principalmente quando se trata de carreira internacional.

5) Autoconhecimento

Fazer uma imersão em uma cultura estrangeira e ficar alguns meses ou anos longe de casa é uma ótima oportunidade para o crescimento pessoal. O intercambista começa a pensar em coisas que jamais havia imaginado, experimentar novas sensações e descobrir diferentes opiniões e pontos de vista. Muito além de uma jornada pelo mundo, o intercâmbio é, também, uma viagem de autoconhecimento.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: