Treinar inteligência emocional aumenta o desempenho escolar, indica estudo

-treinar-inteligente-emocional-aumenta-o-seu-desepenho-noticiasMuitos professores acabam concentrando o seu método de ensino apenas na transmissão de conteúdos e no desenvolvimento de habilidades técnicas esquecendo-se de algo muito valorizado nos dias atuais: o desenvolvimento da inteligência emocional. Essa habilidade pode ser decisiva para o futuro profissional dos estudantes e, por isso, precisa ser incorporada na sala de aula e estimulada desde cedo nas escolas.

Diante desse cenário, uma nova abordagem de ensino tem surgido no ambiente educacional: trata-se de SEL, sigla em inglês para “aprendizado emocional e social”. Segundo artigo publicado no Washington Post, esse novo método consiste em treinar o estudante para pensar e agir de uma forma positiva.

Segundo o jornal norte-americano, o método foi aplicado em duas universidades localizadas em Chicago: na Universidade de Loyola e na Universidade de Illinois, em um estudo, divulgado no jornal Child Development.

Durante a pesquisa, um grupo de estudantes foi analisado por um período, no qual participaram de aulas voltadas ao desenvolvimento emocional e social. O resultado mostrou que os alunos que tiveram essas aulas tiveram uma melhora de 11% em relação ao resultado obtido nas provas, comparados aos estudantes que não participaram da experiência.

Além disso, também houve um avanço em relação a características pessoais positivas como boas habilidades para o convívio social, melhor comportamento, maior cooperação e disposição para ajudar os colegas. Segundo o jornal, os efeitos do estudo puderam ser observados até 6 meses depois que a pesquisa foi concluída.

Segundo o estudo, o modelo SEL apresenta resultados eficientes em todos os níveis da educação, desde o ensino fundamental até o colegial. O método também é eficiente quando aplicado em diferentes ambientes de ensino, desde escolas urbanas até as localizadas em áreas rurais.

Para os autores da pesquisa, treinar as habilidades emocionais dos alunos no ambiente acadêmico é importante porque pode motivá-los a persistir nos seus objetivos, fazendo com que enfrentem os desafios mais facilmente. De acordo com os especialistas, os estudantes que conseguem manter a própria motivação, sabendo controlar o seu próprio comportamento e o seu nível de estresse, costumam aprender melhor e conquistar melhores notas.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: