Como construir uma relação de confiança em sala de aula

1A relação de confiança entre professores e alunos é fundamental para construir um ambiente de aprendizado eficiente e positivo. Para isso, o papel do educador deve ir além da transmissão de conteúdos e aplicação de provas: ele deve envolver a turma no ambiente de ensino, ajudando os estudantes a desenvolverem suas principais habilidades para o futuro. No entanto, essa interação positiva em sala de aula não costuma ser construída da noite para o dia: ela é desenvolvida a partir da convivência diária durante as aulas que, geralmente passa por períodos de altos e baixos.

Foi pensando nisso que separamos 5 atitudes para construir uma relação de confiança com os alunos durante as aulas. Confira a seguir as dicas e torne a sala de aula um ambiente mais positivo:
1 – Mostre sua paixão pela profissão
É importante que você ensine os alunos procurando envolvê-los com o conteúdo apresentado. Ao mostrar entusiasmo pela sua profissão, é provável que a sua turma também seja contagiada por esse sentimento. Se você quer aumentar a credibilidade com os estudantes, é fundamental mostrar primeiro, o quanto você se identifica com o que faz.
2 – Separe a vida pessoal da profissional
É perfeitamente comum lidar com problemas no dia a dia, sejam eles familiares, financeiros ou de saúde, por exemplo. Contudo, é importante deixá-los fora do ambiente de trabalho, para que o rendimento das suas aulas não seja afetado. Lembre-se de que a sala de aula é o seu ambiente profissional e você não deve misturá-lo com a vida pessoal.
3 – Seja bem-humorado
O bom humor é essencial em qualquer função, sobretudo na de professor. Ele pode fazer toda a diferença na sala de aula, afetando positivamente o desempenho dos alunos, fazendo com que eles se sintam mais motivados e interessados pelo conteúdo que o educador ensina. Essa estratégia pode ser ótima para ensinar matérias mais complexas ou que costumam ter menos interesse por parte dos estudantes. Além disso, pode contribuir para que a turma se identifique com as suas aulas.
4 – Proponha atividades diferentes
Às vezes, sair um pouco da rotina é necessário para aumentar o interesse dos alunos. Por isso, também é interessante promover atividades mais dinâmicas, que estimulem a interação e o pensamento criativo dos estudantes. Você pode propor um jogo educativo, entre outras atividades em grupo.
5 – Converse com os alunos sobre futuro profissional
Como professor, também é interessante conversar com os alunos sobre a vida fora do ambiente da escola, principalmente aqueles que já estão no último ano escolar. Eles devem sentir que podem confiar em você para obter conselhos profissionais, pedir sugestões ou informações relativas à área de interesse. Por isso, esteja sempre disposto a ouvi-los com atenção.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: