Qual o melhor momento para fazer uma pós-graduação

Fotolia_67889450_SA importância da pós-graduação para a carreira de qualquer profissional hoje já é indiscutível. Seja pelo networking, para desenvolver e aperfeiçoar habilidades que não foram bem trabalhadas na graduação ou com o objetivo de se especializar em uma determinada área, ela é fundamental. Mas muitos profissionais se deparam com um dilema quando pensam no assunto: qual é o melhor momento de fazer uma pós?

A regra é: não existe regra para essa questão. A melhor hora para iniciar uma pós depende muito do momento em que o profissional se encontra, bem como de seu plano de carreira, de sua disponibilidade financeira e uma série de outros fatores que vão ser postos na balança.

Certas situações, no entanto, podem ser consideradas boas oportunidades para iniciar uma pós. Para facilitar sua vida, elencamos aqui algumas dicas, que podem ajudar a ampliar seus horizontes para uma tomada de decisão certeira. Confira:

Especializar-se para se fortalecer no mercado

Muitos profissionais recém-formados demoram para conseguir uma colocação no mercado. O motivo, muitas vezes, é a falta de experiência. Especializar-se em uma área com grande demanda de profissionais pode ser uma boa maneira de se tornar mais competitivo. Por isso, emendar uma pós logo após a formatura é um caminho interessante.

Recicle-se para continuar forte

Entrar numa pós depois de alguns anos de carreira também é uma boa decisão para alguns profissionais. Focados num único setor, muitas vezes acabamos ficando defasados com relação a práticas, ferramentas e conhecimentos mais modernos absorvidos pelo mercado em geral. Buscar uma pós é uma maneira de se reciclar para enfrentar os novos desafios de sua profissão.

Depois de atuar por muito anos em um determinado segmento de sua área, você decidiu que vai mudar de foco. Embora vá continuar dentro da mesma grande área, vai atuar numa frente diferente. A decisão foi movida por seu gosto pessoal por esse novo segmento. Mas será que você está preparado mesmo para esse desafio? Fazer uma pós focada nele vai lhe oferecer um panorama técnico e teórico sobre o trabalho a ser desenvolvido e facilitar sua caminhada nessa nova estrada.

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: