Erros na elaboração do currículo podem ‘minar’ busca por emprego

analiseO número de pessoas que estão procurando emprego esta cada vez maior e conseguir se diferenciar entre tantos candidatos pode ajudar, em muito, na hora de encontrar uma oportunidade. De acordo com o IBGE, 9,5 milhões estão sem emprego no país neste ano.

É nesse momento que entra a importância de apresentar um bom currículo. O problema é que as pessoas acabam se prejudicando ao cometer erros, como colocar poucas informações ou não se atentar a erros de gramática.

O currículo funciona como um cartão de visitas. É o primeiro contato entre a empresa e o candidato e, por isso, deve sempre causar uma boa impressão. Então, é necessário ficar atento para algumas dicas.

Contato:
Uma delas é a falta de informação para contato. Mesmo sendo essencial para o contratante se comunicar com o candidato, ainda tem muita gente que esquece de informar nome, endereço, número do celular ou o e-mail.

Um outro problema é ficar repetindo competências e não priorizar o desenvolvimento das experiências adquiridas durante o trabalho anterior. Candidatos também devem ficar muito atentos aos erros de português. Esses são indisculpáveis levando em consideração os corretores ortográficos disponíveis em qualquer computador ou na internet.

Apresentação:
O cuidado com a apresentação é outro fator importante. Folhas coloridas e extravagantes devem ser evitadas. O bom currículo segue um ditado comun: “de que menos é sempre mais”. Auto-elogio e chavões também são prejudicais, pois dão a impressão de propaganda enganosa.

Não ser cansativo:
O candidato deve se atentar também em não ser cansativo. Contratantes geralmente têm pouco tempo disponível, por isso, o material deve ser sucinto, sem muitas páginas e apresentar as informações principais.

Fonte: G1

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: