7 filmes que agregam aos estudos para você assistir nas férias

O-Jardineiro-FielDurante as férias, chega a ser doloroso ter que pensar em estudar. No entanto, para os vestibulandos, essa é uma prática necessária no cotidiano. Para não cair na mesmice, é importante buscar maneiras diferentes de dedicar o tempo livre aos estudos.

Além de ser um tipo de entretenimento, o cinema é um bom substituto dos livros em relação à ensino. Há uma variedade de filmes que auxiliam no aprendizado, retratando momentos históricos do Brasil e do mundo.

Confira abaixo uma lista de obras que agregam à educação:

Doutor Jivago

Filme norte-americano de 1965, dirigido por David Lean. Este representa o antes, durante e depois da Revolução Russa. O episódio é narrado por meio da história de amor entre Yuri Zhivago (Omar Sharif), médico e poeta, e Lara Antipova (Julie Christie), uma enfermeira.

Adeus, Lênin!

O longa-metragem tem como pano de fundo o cenário da Queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. A narração, no entanto, gira em torno de Alexander e sua mãe. Após um ataque cardíaco que a induziu a ficar em coma por oito meses, a mulher volta à realidade – mas, agora, com o sistema capitalista voltando a ser implantado no país. Seu filho, portanto, tem a função de preservá-la do choque e, por isso, faz de tudo para mantê-la sob a ilusão de que ainda está na Alemanha comunista.

O Jardineiro Fiel

Dirigido por Fernando Meirelles e lançado em 2005, o filme aborda temas como a neocolonização britânica na África. O drama conta a história de um relacionamento entre Tessa Qualyle (Rachel Weisz), ativista, e Justin Wuayle (Ralph Fiennes), diplomata.

Olga

O longa metragem brasileiro é inspirado na biografia de Olga Benário Prestes, alemã, judia e comunista. Depois de fugir para o Moscou, ela recebeu treinamento militar e foi enviada para acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil. Enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois se apaixonam, mas encontram obstáculos ao chegarem no país.

Hotel Ruanda

Em 1994, em apenas cem dias, quase um milhão de pessoas em Ruanda foram mortas devido à um conflito político. Por isso, os cidadãos tiveram que buscar ajuda para sobreviver – nenhum país ofereceu apoio aos ruandenses. O filme conta a história de Paul Rusesabagina, que abrigou mais de 1200 pessoas no hotel em que era gerente.

Diamante de Sangue

Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa narra o episódio em que a Serra Leoa está em guerra civil, com conflitos entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR). Em meio a este cenário, o pescador Solomon Vandy é levado para um campo de mineração de diamantes, onde encontra um destes materiais com cerca de 100 quilates. O personagem de DiCaprio, no entanto, contrabandeia diamantes e se interessa pela história de Vandy.

Xingu

Filme brasileiro lançado em 2011, dirigido por Cao Hamburger. Conta a história dos irmãos Villas-Bôas, desde o momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu em 1943. Eles se tornam chefes da marcha e acabam se envolvendo em defesa dos povos indígenas.

Fonte: Catraca Livre

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: