Universitários: existe algo mais importante que um plano de negócio

Se você está dedicando todo seu tempo em aperfeiçoar cuidadosamente seu plano de negócio com o objetivo de garantir um modelo sólido e bem-sucedido para sua empresa, talvez seja melhor repensar a sua decisão. Pelo menos é essa a opinião de William Hsu, co-fundador e sócio gerente da MuckerLab, aceleradora de start-ups.

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Para ele, existem outras coisas mais importantes que o plano de negócio, como construir uma equipe de qualidade e ganhar mercado, por exemplo. Por isso, se você está iniciando o seu negócio agora, espere um pouco para investir no plano de negócio e conseguir um investidor. Antes disso, ganhe mercado e construa uma equipe de qualidade. Essas características combinadas agregarão mais valor ainda ao documento:

Pense em pessoas, não em ideias:

Lembre-se: uma grande equipe supera uma grande ideia. Empresários em geral são grandes em certas coisas, como ter visão e disposição para assumir riscos, mas possuem deficiências também. Por isso, é essencial procurar profissionais capacitados para cobrir essas falhas e tornar a equipe mais forte. Trabalhando de maneira eficiente e proveitosa, você poderá dedicar mais tempo na criação de um plano de negócio de qualidade.

Pense em velocidade, não em perfeição:

Embora a qualidade seja mais importante que a velocidade, ao abrir um negócio você precisa apresentar algo novo ao mercado tão rápido quanto puder. Por isso, acelere o seu processo de produção para que você coloque seu produto no mercado quanto antes. Uma boa ideia é basear toda a sua equipe inicial em um mesmo lugar enquanto são feitos os testes, pesquisas e produtos pilotos. E lembre-se: o seu projeto não precisa ser perfeito. Mas tem de ser bom. Os consumidores querem qualidade.

Pense em visão, não em planejamento:

Muitos empreendedores possuem uma plataforma perfeita, um plano de negócio perfeito, um modelo financeiro perfeito e só. Tudo isso é importante para um negócio, mas nem sempre é o essencial. Você precisa criar um futuro, dar um passo de cada vez.

Nesse momento você – e seus sócios, se você os tiver – precisa trabalhar para estabelecer a visão de sua companhia. Esse é o caminho para levar você ao sucesso. Mas não gaste tempo tentando colocar isso em um documento de 40 páginas. Seja breve em sua definição.

Fonte: Universia

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About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

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