Educação na atualidade: as habilidades que os novos educadores precisam ter

Independentemente de qual seja a sua área de trabalho, sempre é importante se manter atualizado. O mundo está em constante mudanças e os profissionais que se destacam são aqueles que conhecem acompanhar o que está acontecendo.

class-raising-hands

Não seria diferente com a educação. Muito se tem falado do que vem mudando ao longo das últimas décadas – desde novos métodos de ensino até a inclusão da tecnologia na sala de aula. O será que um educador do século XXI precisa ter para se manter atualizado e levar isso para os alunos? Nessa lista, você confere algumas habilidades que respondem a essa pergunta, confira.

HORA DE TROCAR FIGURINHAS

Pode soar estranho, uma vez que estamos falando de uma área que requer comunicação constante, porém, é preciso que o professor se conecte com seus colegas. Por mais que se lide com pessoas, muitas vezes os profissionais dessa área acabam tomando um rumo solitário dentro do local de trabalho, deixando de interagir com outros professores. Isso é importante para a troca de experiências e também a criação de uma rede de contatos.

UMA IDEIA NA CABEÇA E UM TABLET NA MÃO

Não adianta, a tecnologia veio para ficar, logo, é fundamental que o educador saiba como utilizá-la e entenda como ela funciona e pode ser aplicada no seu cotidiano. Os estudantes atuais possuem total domínio do mundo digital, então, é preciso compreender os benefícios que essas ferramentas trazem para a sala de aula – e como elas ajudam a aproximar aluno e professor. Faça dela um meio para se manter atualizado. A educação segue as mudanças do mundo, logo, o educador deve estar por dentro do que acontece – e trazer para as aulas.

VOCÊ ESTÁ CONECTADO?

Junto à tecnologia está uma série de portais que podem ajudar e servir como fonte do que está acontecendo no meio educacional. Aproveite para interagir com outros profissionais da área e pedir dicas de sites que podem agregar algo às suas aulas. Além de ser uma maneira de se manter atualizado, esse é um jeito de encontrar novas ferramentas que podem melhorar a dinâmica do seu trabalho.

QUAL É O SEU PERFIL?

Assim como a tecnologia e os portais, as redes sociais também são essenciais na hora de aproximar aluno e professor. Não apenas uma forma de tornar a figura do professor alguém mais acessível, as redes podem servir como meio de compartilhar conhecimentos e orientar os alunos. Em geral, a resposta é positiva e traz resultados na sala de aula.

NÃO, SENHOR

Parece fácil, mas só parece. Saber dizer não é uma dificuldade enfrentada por muitas pessoas – e não é diferente no meio educacional. Por mais que você queira ajudar seus alunos, não é possível abraçar o mundo. Não se comprometa com mais do que você pode atender. Aulas extras, aconselhamentos, cursos… Todos são ótimos, mas dentro do possível. Assim como qualquer profissional, o educador precisa de um tempo desligado do trabalho. Esteja conectado, sim, mas saiba a hora de dar uma pausa.

VIVA AS DIFERENÇAS

Manter-se atualizado não é apenas estar presente nas redes sociais, mas é também perceber as mudanças nas mais diversas áreas. Atualmente, os alunos vêm de famílias cada vez mais diferentes, logo, esteja atento. Questões como etnia, gênero e sexualidade requerem atenção. Celebre a diversidade e seja inclusivo, isso torna o ambiente mais saudável e convidativo.

NÃO SE PREOCUPE

Adaptar-se às mudanças requer tempo e, às vezes, pode ser difícil. Não se desespere. Faça o seu melhor, esteja aberto ao novo e os resultados eventualmente virão. Os alunos percebem quando o seu professor é dedicado e está empenhado a compreender melhor o seu universo, isso tende a torna-los mais receptivos, o que ajudará no processo.

Fonte: Universia

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: