5 fatos que quem não passou no vestibular precisa ouvir

A temporada de vestibulares está em curso, e enquanto alguns estudantes ficam felizes por conseguir a vaga dos sonhos, outros têm que lidar com o fato de que não passaram. Se você está no segundo grupo, não se desespere. Ser rejeitado nunca é divertido, mas não passar no vestibular não é o fim do mundo. Confira a seguir 5 fatos para lembrar você de que está tudo bem.

oquedevoestudarparaoenem

1. Um ano a mais ou menos não faz diferença nenhuma na sua vida
Se o seu plano para o ano que vem é continuar estudando para tentar de novo ano que vem, ótimo! Seja no cursinho, ou sozinho, você pode ter certeza que você não está “perdendo o ano” estudando. O vestibular é difícil, e você não tinha nenhuma obrigação de passar, principalmente se acabou de sair do ensino médio. Mas mesmo se esse é o seu terceiro ou quarto ano no cursinho, lembre-se que no grande contexto da sua vida, não faz diferença nenhuma se você entra na faculdade aos 17 ou aos 25.

2. Uma nota não define você
Essa frase pode ser um pouco clichê, mas ela é verdade. Um número de um teste não define o seu valor. Você não é burro por zerar toda a parte de matemática, ou por entrar em pânico no meio da prova e escolher a alternativa errada. Você é muito mais que a sua nota.

3. Existem outros caminhos para o sucesso
Talvez essa fosse a sua última chance de entrar numa faculdade, talvez você não tenha condições financeiras de continuar estudando, talvez seus pais queiram que você comece a trabalhar. Também não tem problema. Existe sim uma vida de sucesso para quem não tem um diploma. No fim das contas, as suas habilidades e quem você é conta muito mais para a sua felicidade do que passar em primeiro lugar em medicina. Defina o que sucesso significa para você: felicidade, dinheiro, um sonho especifico, não importa. Você consegue chegar lá sem passar pela faculdade. Pode ser mais difícil, mas é possível.

4. Lidar com a rejeição é bom para você
Todos os grandes sucessos foram precedidos de incontáveis falhas. Você não ter passado não significa que você é uma negação, completamente inútil e que não é capaz. Só significa que você tem que aprender mais, melhorar sua técnica de estudos, cuidar do lado psicológico da prova, dar uma revisada na sua estratégia de prova. Encare isso não como uma sentença final (porque não é!), mas como uma pedra no caminho. Veja o que deu errado, e da próxima vez você vai estar preparado para outros desafios da vida por causa desse fracasso.

5. Vai dar tudo certo
Pode não parecer agora, mas como disse sabiamente Deaton da série Teen Wolf, Não importa o quão bem ou mal as coisas vão, elas sempre encontram um equilíbrio”. O vestibular passa, a faculdade passa, e as coisas eventualmente vão se encaixar na sua vida. Não importa se você nunca entrar na sua faculdade ideal, no final você vai chegar exatamente onde deveria estar.

Fonte: Universia

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: