Afegã premiada pela ONU é criadora de escola para meninas refugiadas no Paquistão

Aqeela Asifi venceu o Prêmio Nanse para os Refugiados de 2015, da Organização das Nações Unidas (ONU), após criar uma escola para meninas refugiadas. O local é o único no país a oferecer ensino para meninas com mais de 12 anos, as mais afetadas e que menos possuem acesso à educação.

afega-premio-onu-escola-meninas-refugiadas-paquistao

Asifi destinou mais de 64 mil dólares para a criação de três salas de aula, um banheiro e um laboratório de ciências equipado, além de contratar novos professores e comprar livros e materiais para equipar a escola. Antes, a escola ficava sob uma tenda e os textos eram manuscritos.

Segundo dados da ONU, ao menos 1,75 milhão de crianças refugiadas não estão na escola e 1,95 milhão de adolescentes também não estão no ensino secundário. Os refugiados também estão cinco vezes mais propensos a ficar fora da escola do que a média universal.

A própria Aqeela é uma refugiada. Ela fugiu de Cabul, a capital do Afeganistão, quando tinha 26 anos junto ao marido e duas crianças, em 1992. Chegando ao Paquistão, ela foi viver em um campo de refugiados na província de Punjab. Com o prêmio, ela pretende criar centros de aprendizado em Cabul, tudo voltado a crianças que possam ter perdido anos de estudo enquanto estavam refugiadas.

Fonte: Universia

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: