Administração é curso que mais recebeu bolsas do Prouni

Desde o início do Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2005, o curso para qual mais foram concedidas bolsas foi o de administração, com 381.936 benefícios, segundo o Ministério da Educação. O segundo maior número de bolsas (237.792) foi para o curso de pedagogia. Na sequência estão direito (218.563), ciências contábeis (161.086) e enfermagem (95.453).

Não coincidentemente essas profissões estão entre as dez mais procuradas entre os candidatos que disputaram vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do ano passado e são destaque da série Guia de Carreiras apresentada pelo G1.

O Prouni seleciona estudantes com bolsas parcial e integral levando em conta dois critérios: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e condição socioeconômica da família do estudante. O sistema funciona nos mesmos moldes do Sisu. Ele reúne bolsas de estudo de instituições de ensino superior particulares, gera notas de cortes e seleciona os candidatos a partir do desempenho no Enem.

Segundo o Ministério da Educação, o Prouni já concedeu desde sua criação em 2005, 2.139.933 bolsas de estudo, sendo 70% integrais. Pouco mais de 5% dos contemplados desistiram do curso.

Entre os beneficiados, 15.368 são professores e outros 15.347 candidatos têm algum tipo de deficiência.

Critérios

Para disputar uma bolsa parcial ou integral é necessário ter média de 450 pontos de nota mínima no Enem, ter sido aluno de escola pública ou bolsista na particular, e obedecer a alguns critérios socioeconômicos.

A bolsa integral é destinada aos estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já o teto da bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é de até três salários mínimos. Quem é contemplado pela bolsa parcial pode recorrer ao Financiamento Estudantil (Fies) para pagar a outra meta da faculdade a juros baixos, com início do pagamento depois da conclusão do curso.

Fonte: G1

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: