Saiba usar os 3 tipos de memória na hora de estudar para provas

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), separou algumas dicas que ensinam técnicas simples (mas eficazes) para driblar a falta de memorização. Uma das indicações é usar as suas três memórias na hora de estudar. Você conhece cada uma delas?

Nosso cérebro trabalha, basicamente, com três tipos de memória: a visual, a auditiva e a sinestésica. O ideal é que um mesmo conteúdo de estudo seja abordado nessas três formas para facilitar o processo de memorização do estudante. Seguem alguns exemplos:

  • Memória visual: procure assimilar o conteúdo estudado com imagens — podem inclusive ser as imagens da própria matéria, mas o mais interessante mesmo é realizar correlações entre conteúdos e fatos alheios a ela.
  • Memória auditiva: ao reler textos, faça em voz alta, acionando esse tipo de memória, sendo que o mais recomendado é que essa prática seja realizada apenas a partir da segunda leitura do conteúdo.
  • Memória sinestésica: quando realizar a leitura em voz alta, o ideal é fazer movimentos com o corpo ou gesticular com as mãos, de forma que o cérebro acione o terceiro tipo de memória. Outra sugestão para memorizar é explicar o conteúdo para outras pessoas.

Fonte: Catraca Livre

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: