Como conciliar o ensino médio com os estudos do pré-vestibular

O período de estudos para garantir uma vaga na universidade é um desafio e tanto, pois atrelado a isso é preciso também conseguir aprender com qualidade as matérias do ensino médio, além de cuidar da saúde mental e emocional para conquistar os objetivos.

O segredo, de acordo com artigo do blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), está no equilíbrio e no planejamento, que são os maiores aliados para dar conta de fazer tudo sem surtar. Administrar e otimizar o tempo e as prioridades é a melhor estratégia.

O primeiro passo para conseguir conciliar ensino médio e pré-vestibular é se planejar. E, para isso, você precisa fazer um levantamento de todo conteúdo que deve ser estudado para espaçá-lo no tempo disponível.

Pegue papel e caneta, ou abra uma planilha no computador, se preferir, para anotar todas as matérias que você precisa aprender. Em seguida, crie um código para definir “pesos” para elas, já que algumas são naturalmente mais difíceis que outras, mais cobradas no exame ou mesmo mais complicadas para você.

É possível definir, nessa fase, se você vai estudar cinco dias úteis por semana e deixar sábado e domingo livres, ou se prefere concentrar uma parte do trabalho no final de semana para a rotina não ficar tão puxada de segunda à sexta.

Outra dica é criar uma rotina diária de estudos. Se você vai à aula pela manhã, pode deixar para estudar as matérias do pré-vestibular à tarde (duas horas ao dia) e revisar os conteúdos da escola à noite (uma hora por dia), por exemplo. Esse intervalo vai fazer com que você não se canse tanto, e dividindo bem, você consegue dormir cedo para não comprometer seu rendimento.

Mais importante que criar essa rotina, porém, é segui-la. Por isso, também deixe à vista seu planejamento diário de estudos e afaste as distrações. Também garanta que você está estudando em um ambiente favorável, com boa iluminação, o mínimo possível de ruído (pode até recorrer ao protetor auricular, se necessário) e postura correta.

Fonte: Catraca Livre

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: