Estratégias vitais para ser aprovado em concursos

Passar em um concurso público é o objetivo de boa parte dos brasileiros. E mesmo com a crise política e financeira que assola o país, a estabilidade e bons salários da carreira pública fazem com que milhares de candidatos estudem por meses a fio para obterem a aprovação. Contudo, passar em um concurso público não é tarefa fácil: além da grande quantidade de concorrentes, há uma quantidade imensa de conteúdos e disciplinas a compreender e memorizar em pouco tempo. Pensando nisso, decidi sugerir 10 dicas estratégicas que considero vitais para sua aprovação.

1. Utilize Mapas Mentais
Sua memória visual tem grande importância para a aprovação. Os mapas mentais partem de uma ideia principal e ramificam os assuntos menores de um determinado conteúdo. Com essa técnica é possível desenhar, colocar símbolos e cores diferentes, pois, afinal, se trata de uma imagem, de um resumo por figuras, que promove a memorização e a criatividade. Pela grande eficiência na memorização, os mapas mentais caíram há muitos anos no gosto dos candidatos. Não despreze-os!

2. Planeje-se
Uma vez que decidiu prestar um concurso público – e esta é uma decisão que deve ficar clara em sua mente – é hora de planejar os seus estudos. Após uma leitura completa do edital, faça anotações e esquematize as partes mais importantes. Depois, faça um planejamento (pode ser em planilha) com todo o conteúdo dividido pelo tempo que tem antes da prova. Mas seja realista: não adianta querer abraçar o mundo. Respeite as suas necessidades (sono, alimentação etc.) e seus demais compromissos.

3. Organize seu tempo
Separe um espaço para estudos em sua casa, sem interrupções e em condições adequadas. Mantenha o seu material organizado para não perder tempo – um recurso importante para o candidato. Como dito acima, utilize ferramentas para gerir seu tempo, não apenas considerando as suas horas de estudo, mas suas outras atividades do dia. Não se sobrecarregue, pois isso causa o efeito bola de neve.

4. Faça exercícios
Esta dica tem duplo sentido: fazer os exercícios referente ao conteúdo do edital e fazer exercícios físicos. É comum os candidatos sentirem desconforto durante o período de preparação. A tensão pode impactar o corpo, atrapalhando a rotina e as horas de descanso. Faça alongamento e exercícios regulares. Já quanto aos exercícios referentes aos assuntos da prova, eles jamais devem ser negligenciados. São uma forma de você ensaiar situações possíveis na hora das avaliações.

5. Invista em material de qualidade
Material de qualidade é investimento, e não custo: sempre repito isso. Busque sempre o melhor que puder adquirir em termos de apostilas, livros, programas educacionais on-line, exercícios, etc. Isso fará a diferença!

6. Utilize um programa de coaching
Atualmente, o coaching para concursos públicos é o recurso mais efetivo em relação à aprovação. Isso porque trata-se de um atendimento individualizado, conforme as necessidades do candidato e edital do concurso. Além disso, visa ainda desenvolver habilidades próprias do candidato. É uma alternativa que sempre indico ao candidato, pois através da experiência do coach evita o desperdício do bem mais precioso de um concurseiro: o tempo.

7. Aprenda a fazer resumos
Não tem como passar em concursos públicos sem algum tipo de resumo dos conteúdos. A quantidade de matérias em geral é absurda e os resumos facilitam a memorização. O que te fará acertar a esmagadora maioria das questões não será diretamente o conteúdo aprendido na teoria (embora ela seja essencial e a base de tudo) mas sim a prática por exercícios e a leitura dos seus resumos.

8. Coloque-se na cabeça do examinador
Cada banca tem as suas regras e a própria forma de organizar o certame. É importante conhecer o que ela já fez em outros concursos e identificar o seu padrão. Entenda o que o examinador quer que você saiba.

9. Conheça-te
Uma forma de se sair bem nas provas e ser aprovado é fazendo uma boa autoanálise: Quais são as suas principais habilidades e seus pontos fracos? O que posso fazer de forma diferente para atingir resultados ainda não alcançados? Cada pessoa é um ser único e aprende de forma única. Por isso, se conhecer faz a diferença na hora de passar e de escolher os melhores recursos.

10. Construa metas
Onde quero chegar e em quanto tempo? A resposta para essa pergunta deve estar muito bem respondida em sua mente. A partir dela você poderá traçar metas e objetivos a serem alcançados. Se você tem um plano de ação semanal, com metas de estudo bem definidas, tudo fica mais fácil. É dividir para conquistar! Faça um plano de ação semanal com os assuntos que precisa estudar. Cada semana será uma vitória e toda vitória traz recompensas!

Eduardo da Rocha é auditor-fiscal do Tesouro Estadual de Pernambuco (ICMS-PE), coach e professor de legislação tributária do Estratégia Concursos

Anúncios

About Celso Jacob

Economista, professor e político, Celso Jacob. Sejam todos bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: